Imagem capa - Ensaio Newborn em época de isolamento social, como proceder? por João Bueno Fotografias
GestantesNewbornPara mamães

Ensaio Newborn em época de isolamento social, como proceder?




Meu bebê não vai esperar a quarentena passar, e agora?


Hoje em dia o ensaio Newborn já é uma realidade para muitos papais e mamães! Assim como o quartinho do bebê, muitos planejam também realizar essa sessão que tem um tom único pelas características dos primeiros dias do bebezinho e a "urgência" pois nesse período, as mudanças são diárias, portante esse tipo de ensaio possui um "prazo" para ser realizado. Mas e agora, no momento que vivemos? o que fazer? Cancelar essa sessão tão aguardada, ou se realizar meu bebê irá correr algum risco? Esse post busca esclarecer essas dúvidas! 


Os princípios do ensaio Newborn


Todo profissional, especializado em ensaio de bebê, e principalmente recém nascidos, deve entender os 3 princípios básicos de qualquer ensaio Newborn! Quais são eles? Veja abaixo:


1 - Segurança


O primeiro ponto, e com certeza o mais importante e fundamental do ensaio Newborn é a segurança. Ela em tempos de quarentena ou não, é o ponto que merece mais atenção, todo profissional para se dizer capacitado necessita ter feito parte de cursos sobre a segurança e a fisiologia de um bebe recém nascido, pois ele tem características únicas diferentes de um bebê de 3 meses, por exemplo. Em todo ensaio, já antes da quarentena nós trabalhamos com critérios de higiene altos, sendo alguns:


-Todos os itens utilizados em uma sessão são higienizados a cada uso, seja uma manta, um flokati, uma touca, ou uma roupinha. Todos os itens são lavados, ou higienizados (no caso de das caminhas, baldinhos e itens que não podem ser imersos na água).

 

-Durante a sessão o uso de álcool em gel já era um item abundante, mesmo antes da quarentena em qualquer momento da sessão que é necessário contato com algum item externo (itens que não tenham sido higienizados, como móveis, fraldas, saquinhos de lixo, etc)


-Em caso de sintomas de gripe qualquer ensaio já era e continua sendo reagendado. O recém nascido não deve ser exposto a qualquer pessoa com sintomas de gripe ou outras doenças transmissíveis. 


O uso de máscaras, não era necessário em sessões, visto que sem possuir sintomas não há necessidade, porém no período atual de quarentena, resolvemos adicionar o uso de máscaras em todas as sessões!



Além destes quesitos muito importantes nós também tomamos cuidados específicos com base em conhecimentos adquiridos nos cursos citados, como:


-Temperatura ideal para o bebê

-Posicionamentos seguros para o bebê

-Reflexos do recém nascido


Além de outros pontos que podemos explicar para vocês caso tenham essas dúvidas! 



2- Conforto


O conforto, tem relação há alguns pontos já citados, como a temperatura do ambiente, e os posicionamentos seguros. Tudo isso faz com que a sessão seja algo tranquilo para o bebê recém nascido, aonde ele provavelmente irá passar mais tempo dormindo do que acordado! Todo o ensaio é realizado com base no ritmo do bebê, respeitando suas pausas para amamentação, posicionamentos que ele pode não aceitar e os sinais que o bebê passa em relação a temperatura do ambiente, cólicas, gases entre outros sintomas! Sempre conversamos com os pais para saber como foi a gestação e o nascimento do bebezinho, e em qualquer situação fora do normal nós alteramos os parâmetros de segurança e conforto. 

Já realizamos um ensaio em que o bebê possui gesso em um dos pézinhos por ter nascido com Pé Torto Congênito (PTC), fator que nos fez dispensar alguns posicionamentos que seriam desconfortáveis mas não inviabilizou a sessão, pelo contrário, foi uma das mais tranquilas que realizamos! 



3- Harmonia


Harmonia tem haver com a beleza, combinação de cores e tudo que deixa uma imagem bonita. Seja o posicionamento do bebezinho, o enquadramento da fotografia, o ângulo utilizado pelo fotógrafo, as cores escolhidas para o ensaio e a composição com algum acessório. Tudo isso feito com base em estudos e técnicas de fotografia e design, garantem uma imagem muito agradável com combinação de cores, acessórios e posicionamentos certeiros! Mas isso é assunto para um post só sobre esse tema! 


Mas afinal, devo ou não realizar o ensaio Newborn neste período? 

Acreditamos que o ensaio realizado com profissionais capacitados com base no que mencionamos acima pode ser realizado, ainda mais se for realizado em seu lar, este que é um diferencial de nosso trabalho. Pois assim o deslocamento do bebezinho até um estúdio é evitado! Também reforçamos a participação apenas dos pais e irmãos na sessão, deixando avós e tios para a sessões posteriores de mêsversário quando a situação estivar mais estabilizada!