Imagem capa - Reflexos do recém-nascido: Você sabe quais são? por João Bueno Fotografias
Minuto Maternidade Para mamães

Reflexos do recém-nascido: Você sabe quais são?

Você com certeza já deve ter escutado alguém falar: "não faz isso, ativa o reflexo do nenê" e com certeza se perguntou: "mas que reflexo é esse?"

Hoje no Minuto Maternidade iremos explicar todos os reflexos do recém-nascido, então fica coladinho em nosso site!


- Reflexo de Moro: Sabe quando a gente está dormindo e tem aquela sensação de estar caindo? É exatamente o Reflexo de Moro no recém-nascido, ele ocorre quando o bebê abre os braços e pernas. 

O recém-nascido passou em média 9 meses no útero da mãe, um ambiente apertado, aquecido e seguro, e quando ele se sente desprotegido tem o Reflexo de Moro.

Para evitar o Reflexo de Moro basta conter os movimentos dos braços e pernas, utilizando a técnica do Casulo (Em breve vamos ensinar vocês).



- Reflexo da Preensão Palmar: Você já deve ter colocado o dedo na palma da mão do recém-nascido e ele deve ter apertado com muita força, acertei? Esse é o reflexo da Preensão Palmar.

Como evitar o Reflexo da Preensão palmar? 

Deve-se tentar retirar o dedão do meio da mãozinha, pois retirando o dedão do centro da palma da mão o reflexo se desfaz. 



- Reflexo da Preensão Plantar e Babinsk: O reflexo da Preensão Plantar é semelhante ao reflexo da Preensão Palmar, só que acontece nos pés. 

Quando colocamos o dedo na superfície plantar do nenê (na planta dos pés), bem perto dos dedos, o nenê tem o Reflexo Plantar, onde ele curva totalmente os dedinhos ao redor do dedo colocado, agarrando com seus dedinhos o que o tocou. Já o Babinsk tem o efeito reverso, quando passamos o dedo na lateral do pé do nenê, o bebê estica os dedinhos, deixando o reflexo plantar de lado.




- Reflexo de Procura e Sucção: Quando passamos o dedo na bochecha do nenê, bem próximo a boca, no mesmo segundo ele vai virar o rostinho para o lado onde ocorreu o estímulo e procurar algo para sugar. O Reflexo de Sucção todos já conhecem, o nenê suga tudo aquilo que é colocado em sua boca, é ai que acontece o momento mágico da amamentação.





-Reflexo de Galant: E por ultimo mas não menos importante, o Reflexo de Galant ocorre quando fazemos carinhos leves nas costas do recém-nascido, onde ele se curva e estica imediatamente. 

Como evitar o Reflexo de Galant? Evite carinhos leves na região das costas, roupinhas com cordões entre outros.